segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Expressão Musical


 


A expressão musical assenta num trabalho de exploração e familiarização de sons e ritmos que a criança produz e explora espontaneamente. Esta vai adquirindo competências na identificação e produção sonora com base num trabalho sobre as várias componentes: intensidade (forte/fraco), altura (agudo/grave), timbre (qualidade/natureza do som), duração (sons longos/curtos), andamento (lento/rápido), de forma à criança chegar à audição interior, ou seja, ter a capacidade de reproduzir mentalmente fragmentos sonoros.


A expressão musical está intimamente ligada à educação musical que se desenvolve, na educação, em torno de cinco eixos fundamentais: ouvir, cantar, dançar, tocar e criar.

Teatro "Robin dos Bosques"


 

Fomos ao teatro politeama (Lisboa)  e "vivemos" muitas aventuras nesta versão musical do  ROBIN DOS BOSQUES. Gostámos muito e na sala fizemos o registo da visita de estudo!

NATAL 2013



 

 
 
 
 
 
 
 
 


O natal é sempre vivido com grande alegria e magia sobretudo.... pelas crianças! Foram feitas várias atividades envolvendo todas as áreas de conteúdo. rocurámos a palavra natal e descobrimos várias rimas com ela.... Fomos ao 1º ciclo cantar a canção "Na casa do pai natal". Fizemos a nossa prendinha de natal e a árvore de natal com material de desperdício. Cantámos canções e no final tivemos uma festinha em que veio o pai natal! Agradecemos a todas as famílias a vossa colaboração e presença!

" Na casa do Pai Natal"

 Num lugar distante
Na casa do Pai Natal
Os duendes terminaram
O seu trabalho anual

Os brinquedos já estão prontos
Bonecas e carrinhos
Bicicletas e comboios
Palhaços e ursinhos
Refrão
Agora é preciso o trenó
E as renas para puxar
E todos terão de manhã
Uma surpresa ao acordar!

Amanhã tu vais ter
Uma surpresas ao acordar!

we all smile in same language

 


LINHAS GERAIS DO PROJETO

Comenius: 2013/2015: É um projeto europeu que têm a duração de 2 anos. Este projeto visa essencialmente a valorização da língua não materna e a valorização da heterogeneidade cultural assim como o conhecimento cultural dos países europeus envolvidos no mesmo.

OBJETIVOS:
¢Valorizar a diversidade cultural existente;
¢Aprofundar mais sobre a nossa própria cultura e como comunicamos uns com os outros;
¢Aprender como as diferentes culturas e linguagens são celebradas nos outros países;
¢Compreender qual o trabalho desenvolvidos pelas outras escolas para apoiar as crianças oriundas de outros países;
¢Aprofundar conhecimentos sobre os países europeus envolvidos no projeto;
¢Desenvolver o conhecimento e sensibilizar as crianças e a comunidade para a diversidade e para o valor das culturas e das línguas europeias;
¢Explorar formas de comunicação com enfoque na matemática e nas novas tecnologias;
¢Reforçar a dimensão europeia na formação dos educadores;
¢Ajudar as crianças a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa.
Elaboração do logotipo do projeto

Psicomotricidade


 
 
 
 
 



A criança ao longo do seu desenvolvimento vai estabelecendo relações com o seu corpo, com o outro e com o mundo envolvente, este intercâmbio vai ser fundamental, para o desenrolar do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Tendo em conta o desenvolvimento motor da criança, a Expressão e educação físico-motora deve proporcionar ocasiões de exercício da motricidade grossa e também da motricidade fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo.
A diversificação de formas de utilizar e sentir o corpo (trepar, correr e outras formas de locomoção, bem como deslizar, baloiçar, rodopiar, saltar a pés juntos ou a um pé…) podem dar lugar a situações de aprendizagem em que há um controlo voluntário desse movimento (iniciar, parar, seguir vários ritmos e várias direções), a capacidade de estar quieto e de se relaxar fazem também parte deste trabalho.


 

 
 


Magusto

 
 


 
 





Foi com grande alegria que vivemos este dia! A associação de reformados (ARPIV) veio visitar-nos e cantar várias canções tradicionais desta época. E nós, também os presenteámos com a nossa canção. Depois fizemos um lanchimos convivio entre todos. Elaborámos pregadeiras para oferecer, assámos castanhas e brincámos muito
 
 
 
 



 

 

 

No Outono apanhámos folhas secas perto da escola e depois fizemos uma árvore com ela. Cantámos canções e aprendemos uma lengalenga. Também aprendemos várias outras coisas sobre esta estação do ano. A mãe do David trouxe um ouriço de castanha e cantámos a canção "o ouriço ploc, ploc". Construímos o mapa do tempo e aprendemos mais sobre as andorinhas e sobre os frutos típicos desta estação do ano.