A sala está organizada por reas de trabalho bem diferenciadas. Essa organização pode
reconhecer-se em diferentes espaos da sala. Estão relacionados com as áreas de conteúdo
expressas nas Orientações Curriculares.
Todos os dias, começamos com pequenas rotinas: observamos o
tempo, marcamos as presenças, contamos o que aconteceu entre o momento que nos
deixamos e que nos voltamos a encontrar.
Os mais
velhos e as mais velhas já marcam sozinhos a sua presença no mapa de presenças. O chefe eleito diariamente ajuda os colegas mais novos para encontrar o nome e o dia onde se
registam entre outras tarefas do jardim.
|
Quando
todos chegaram – o que às vezes demora um pouco – combinamos, sentados no
tapete, o que iremos fazer ao longo do dia. Combinamos actividades colectivas, e
ouvimos também o que cada um quer fazer ao longo da manhã nos várias áreas de
trabalho.
|
O mapa de presenças é muito importante para a Leonor Carvalho, ela quer sempre ir à escola para não ter uma cruzinha.Que responsáveis estão os nossos meninos.
ResponderEliminar